Bem-Vindos

domingo, 19 de fevereiro de 2012

QUEM CONQUISTA QUEM?


Nem sempre aquele que conquista o espaço torna-se o vencedor da batalha. Roma triunfou sobre a Grécia, mas herdou as suas maiores corrupções e imoralidades. Na Roma primitiva a pureza era a regra e o direito era o seu postulado. Porém os vencidos, os gregos, conquistaram os vencedores moralmente, e Roma apreendeu os piores pecados. “Vejo Roma” – disse Lívio, o historiador – “ a Roma orgulhosa, perecendo como vítima da sua própria prosperidade”. Qualquer semelhança, não é mera coincidência. Os evangélicos contemporâneos se ufanam por conquistar espaços na mídia, porém estão sendo vítimas das suas próprias supostas vitórias. Cuidado: “Há morte na panela!” (2 Reis 4. 40).
Fico surpreso com o fato de cantores evangélicos –os mais conhecidos e badalados do segmento – se apresentarem no Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck e TV Xuxa. O mundo gospel celebra esse acontecimento com “mantos e palmas” - basta conferir os comentários empolgantes e entusiasmados no you tube. 

Intrigado, desconfiado e reflexivo estou. O Senhor Jesus disse que “o mundo nos odeia”. Eu não tenho dúvida que a Rede Globo  e os seus programas são ferramentas do mundo para torná-lo cada dia mais podre. Que houve, então? Alguém pode me explicar? O mundo aliou-se aos evangélicos? A inimizade foi desfeita? Há possibilidade de comunhão entre luz e trevas? Quem conquistou quem? A resposta a essa última pergunta é a chave que abre o entendimento dessa questão.

Não! Não é minha intenção arrefecer o ânimo dos entusiastas e nem amainar a esperança dos que querem conquistar o mundo para Deus. O escopo desse artigo é levar a uma reflexão madura e sincera sobre o verdadeiro interesse dos meios de comunicação, principalmente a Globo. O objetivo da emissora carioca é duplo: tirar o público da Record, e, além disso, o mais sagaz, seduzir o público evangélico buscando a sua simpatia e audiência – até um programa gospel foi apresentado no horário pobre, digo nobre. Eis o perigo:  “Os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”, advertiu o Senhor Jesus.

Provavelmente muitos vão afirmar: “Não importa se o interesse da Globo era só audiência, o que importa é que Cristo foi anunciado e glorificado!”. Isso se chama pragmatismo, ou seja, o mais importante é o resultado final o meio não importa. Deu certo? “Sim, chegamos lá!” – respondem os fãs de Aline Barros, Fernanda Brum e Ana Paula Valadão. Deus certo para a Globo? “Sim, chegamos ao pico de audiência” – afirmam os diretores.

 A idéia que se apresenta é que tudo foi maravilhoso para todos - a luz se uniu as trevas, Cristo ao diabo, a justiça de mãos dadas com a injustiça. Conclusão: o jugo deixou de ser desigual! Quem Conquistou quem? Bom, não há conquista entre parceiros. O Caldeirão do Huck tornou-se o Caldeirão das crenças, a TV Xuxa a TV dos baixinhos da fé e o  domingo do Senhor, por sua vez,  tornou-se o Domingão do Faustão!

Pr. Naziaseno Cordeiro Torres

Nenhum comentário: