Bem-Vindos

sexta-feira, 9 de março de 2012


MEDITAÇÕES NO LIVRO DE JONAS
Texto: Jonas 1

INTRODUÇÃO

- Por que estudar o livro de Jonas? Há pelo menos três motivos que nos convidam a refletir nesse livro.

1° Nesse livro encontramos o caráter santo e maravilho de Deus.
·        Deparamo-nos com a sua soberania, seu poder, seu amor e sua misericórdia. O personagem principal do livro não é Jonas e nem o famoso peixe, mas DEUS.



2º O Livro de Jonas é essencialmente missionário.
·        Jonas teve uma missão diferente dos demais profetas do Antigo Testamento. Isso porque a sua mensagem visava  alcançar os gentios.
·        Isso é interessante porque esse livro nos conscientizar e nos lembra da nossa missão nesse mundo.

3º Jonas é um personagem bíblico que se parece muito comigo e com você.
·        Nós sabemos que temos uma missão, mas quase sempre somos desobedientes e rebeldes.

EXPOSIÇÃO

1 Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.

- Uma pergunta é fundamental para o entendimento desse capítulo: POR QUE JONAS FUGUI DA PRESENÇA DO SENHOR?

- Jonas é considerado um profeta fujão, covarde, desobediente, rebelde, sem amor e sem misericórdia.
·        Mas é preciso que entendamos quais foram os seus motivos. É bem verdade que nenhum motivo justifica a desobediência a Deus, porém é preciso que conheçamos os seus sentimentos.

- - Diz o texto que Jonas era filho de Amitai? Quem foi Amitai? Amitai era um profeta também. Viveu num período extremamente ruim – ele viveu sob a pressão e opressão dos seus inimigos. Naquele tempo o maior inimigo era a Assíria. Por 14 vezes a Assíria tentou invadir a nação de Jonas, e por 7 vezes chegaram bem pertinho na fronteira. Quando um exército inimigo invadia uma nação três coisas aconteciam de imediato:
- 1° - Eles matavam o rei e a sua família – acabavam com o governo, com a liderança política.
- 2º - Destruíam o Templo – acabavam com a adoração.
- 3º - Matavam o profeta e a sua família – destruíam a liderança espiritual.

- Então, o profeta Jonas viveu essa pressão e opressão por parte dos assírios. Não apenas ele, mas a sua família também
·        Imagine você a dor e a angústia de Jonas – sabendo que a qualquer momento ele poderia ter a sua nação destruída e, principalmente, a sua família.

- Agora, observem a ordem de Deus:

2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
- Quem era Nínive?
·        Ninive era a capital da Assíria, ou seja a nação que queria destruir o povo de Jonas.

- O que Jonas fez, então:

3Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

- Jonas abriu mão do seu cargo, do seu ofício, da sua função de profeta de Deus – ele abandonou o seu chamado.
·        Jonas deixou ser levado pelo ódio, mágoa, ressentimento e rancor.
- Qual foi a sua idéia, o seu plano?
·        Jonas raciocinou do seguinte modo: Se eu não for pregar a Palavra de Deus para os Assírios eles vão se converter. E, se eles não se converterem, Deus vai destruí-los. E Se Deus destruir os Assírios o povo de Deus, a minha nação, estará finalmente livre.

- Eu pergunto, então, Jonas possuía bons motivos para desobedecer a Deus? Aparentemente sim, mas os bons motivos não são suficientes diante da ordem de Deus.

APLICAÇÃO:

- Isso acontece muito conosco. Muitas vezes apresentamos bons motivos para não obedecermos à vontade de Deus. Deus nos ordena para pregarmos o Evangelhos aos perdidos com disposição, mas nós preferimos ficar com os nossos aparentes bons motivos:

- “Senhor, eu estou velho. Eu já fiz o que eu deveria fazer nessa terra. Já trabalhei. Já evangelizei. Agora, eu quero descansar”.
- “Senhor eu não tenho tempo”.
- “Senhor eu não sei evangelizar”.
- “Senhor eu sou tímido”
- “Senhor eu não quero evangelizar porque eu quero é que aqueles que não te adoram e blasfemam do Senhor vão para o Inferno”
·       
-    - Com esses aparentes bons motivos não renunciamos, abandonamos o nosso chamado, a nossa vocação para servir o Cordeiro Jesus.

- Como Deus reagiu diante da desobediência de Jonas?

4Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.

-Deus revela quem é que, de fato, manda.  Deus torna a vida do desobediente insuportável

- Aqui nos percebemos que Deus é soberano.
·        A natureza obedece à sua voz. É muito mais fácil a natureza, o vento, obedecer a Deus do que o coração do homem.

5Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela.

- Notem que o desobediente coloca em risco aqueles que estão ao seu redor.

"Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente".

- O pecado paralisa, anestesia.
·        O pecado tira o juízo, a sensatez.
·        O pecado cega.

6Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.

- Os ímpios estavam rogando para que Jonas clamasse ao seu Deus. Certamente eles sabiam que Jonas era um hebreu. Nesse momento Deus estava conscientizando quem ele era. Ele era um profeta.  E a função do profeta era intercedeu a Deus pelo povo. Eu creio que nessa hora Jonas caiu em si (da mesma forma que o filho só caiu em si quando estava no chiqueiro. Lá ele reconheceu que possuía um pai que o amava).

APLICAÇÃO:

As nossas provações e tribulações servem para nos lembrar quem somos e qual a nossa função.

7E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 8Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? 9Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. 10Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do Senhor, porque lho havia declarado.

- Eles ficaram espantados: “Como alguém poderia fugir da presença de um Deus que é o criador da terra e do mar”.
·        E eles estava onde? No mar.
·        Então eles ficaram possuídos de grande temor.


APLICAÇÃO:

- Às vezes a nossa vida confunde os ímpios.  Nós falamos uma coisa e vivemos outra coisa. O nosso discurso não está em harmonia com  a nossa prática.


11Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. 12Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade. 13Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles.

- Esses versículos nos ensinam algo sobre o caráter de Jonas.  Jonas era corajoso. Não era covarde.  Estava disposto a dar a sua vida para salvar aqueles homens. E eles eram gentios. Isso nos revela que o problema de Jonas era com os assírios – os seus inimigos.

14Então, clamaram ao Senhor e disseram: Ah! Senhor! Rogamos-te que não pereçamos por causa da vida deste homem, e não faças cair sobre nós este sangue, quanto a nós, inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve. 15E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 16Temeram, pois, estes homens em extremo ao Senhor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor e fizeram votos.

- Esses homens se converteram.

- E Jonas? Ele se converteu?

PRÓXIMO POST: Capítulo 2

Nenhum comentário: